HISTÓRIA


 

Sendo missionários americanos pela missão Crossworld nos Estados Unidos e a Missao Bereana no Brasil, Bill Miller e esposa Kathy, estiveram orando e receberam a permissão para estabelecer uma nova igreja em Campo Novo do Parecis.  Em janeiro de 2006 visitaram a cidade com o propósito de achar um lugar para moradia, fazer amizades, estabelecerem-se na comunidade, e encontrar “alguém” com interesse em estudar a Bíblia.

Deus os dirigiu a uma casa para alugar no bairro Jardim Olenka e mudaram-se de Campo Verde para Campo Novo do Parecis.  Não conheciam ninguém no início, mas achavam o povo da cidade amigável e aberto para recebê-los.

Os crentes em Cuiabá e Campo Verde, parentes e sustentadores nos EUA estavam orando e assim Deus começou a abrir as portas para fazerem estudos bíblicos em várias casas.

Estavam procurando uma propriedade num local visível para começar uma igreja.  No mês de abril encontraram uma casa de madeira na Avenida Minas Gerais, Jardim das Palmeiras à venda. Foi uma grande resposta de oração em que os donos aceitaram a proposta de trocar uma caminhonete D-10 pela casa.  Consultaram alguns amigos e ainda o Pastor Lindomar com a esposa Jaci que subiram para dar o conselho de usar a casa de madeira provisoriamente para a igreja, mas construir uma casa pastoral no terreno para um futuro pastor brasileiro. Logo receberam as boas notícias de que o projeto foi aprovado nos Estados Unidos.  Em uma igreja sustentadora, uma senhora tinha falecido e deu parte da herança à igreja para esse projeto. Outras igrejas também ajudaram.

No final de junho receberam as chaves da casa. O casal de missionários, Pr. Donald e Zoe que estavam visitando o novo projeto, ajudaram a fazer planos para tirar paredes e deixar uma sala para a congregação pequena e outra para as crianças.Sendo um construtor, Pr. Bill encontrou alguns carpinteiros e pedreiros para ajudar.Compraram bicicletas para usar até Deus suprir o dinheiro para outro carro.

No mês de julho desceram para o Acampamento Jeová-Jiré em Cuiabá para ajudar num retiro de pastores e lideres. Pr. Donald mostrou um pequeno vídeo da obra em Campo Novo do Parecis e pediu oração.  Pastor Bill falou que o alvo da missão era colocar um pastor brasileiro na frente da obra e não um missionário americano.

Pastor Sérgio mostrou interesse e falou que iria falar com a esposa Iracema, orar e subir para uma visita.   No mês de agosto eles subiram, gostaram da cidade e os planos, mas falaram que não poderiam mudar até o início do próximo ano.

Na continuidade à obra foram construídas salas para a escola dominical.  Em setembro uma pequena equipe de construção subiu de Cuiabá e instalou a energia, pintaram as janelas e ainda trouxeram cadeiras plásticas.Dia 2 de outubro foi o aniversario do Pr.Bill.  Que dia bom!  Compraram um carro, um Fiat Palio, 1999.  Celebraram com outras famílias no Jardim das Palmeiras.

No mês de novembro a construção da casa pastoral continuava, bancos de madeira, um pulpito e uma placa estavam feitos preparando para a abertura da igreja.  Além do nome da igreja foi colocado o versículo: Isaias 40:8 “A Palavra do Senhor permanece eternamente”.

Dia 19 de novembro começam a fazer cultos na igreja.  Para a Escola Dominical chegou somente uma pessoa.  À noite Pr. Bill e Kathy cantaram hinos e oraram, mas ninguém chegou.  Não estavam muito desanimados, porque já estavam fazendo estudos Bíblicos nas casas de varias pessoas e algumas já haviam aceitado Cristo como Salvador.  Na quarta seguinte chegaram três pessoas.  Distribuíram mais convites no bairro e mais pessoas começaram a chegar.

Prepararam a casa nova para Pr. Sérgio, Iracema e Lucas, seu filho.  Na volta de Cuiabá trouxeram muitas caixas de mudança deles.  Na véspera do Natal fizeram e distribuíram cestas cheias de compras para várias famílias necessitadas no bairro.

Com muita oração decidiram mudar para uma casa no bairro da igreja, pensando que as pessoas dos bairros mais nobres não iriam frequentar uma igreja num bairro mais pobre.  Queriam ser mais usados nas mãos do nosso grande Deus mais perto da igreja nova.

Dia 6 de janeiro, 2007 receberam visitantes em casa, Sr. Ademar Pimenta e Evelyse.  Foi só uma parada porque estavam voltando para Cotriguaçú, no norte de Mato Grosso, onde ele trabalhava como Engenheiro Agrônomo.  Eles gostaram da cidade, a obra e local, e comentaram que queriam procurar um serviço em Campo Novo quando Evelyse terminasse os estudos de Pedagogia na Universidade.  (Como Deus é bom, e respondeu as orações deles!)

Dia 8 Pastor Lindomar e Jaci chegaram trazendo Pr. Sergio e Lucas. A esposa do pastor Sérgio, Iracema e uma sobrinha vieram de ônibus.  Eles passaram alguns dias com Bill e Kathy e moraram também nas salas da igreja, mas finalmente mudaram para a casa pastoral enquanto estavam terminando a construção da garagem ao lado da casa.

No início tinham poucas pessoas assistindo aos cultos, mas os missionários continuaram fazendo amizades no bairro e fazendo estudos Bíblicos nas casas dos crentes novos. Ninguém era bem fiel, mas Deus os encorajou com a presença da família de Pastor Sergio.  Sempre oravam e cantaram juntos nos domingos e quarta-feiras.  Pastor Bill pregava até que Pr. Sérgio já estava mais estabelecido.  Pastor Sérgio ajudava muito no acabamento da construção.

Na Páscoa mostraram “O Filme de Jesus” ao ar livre no lado da igreja e muitas pessoas chegaram.  Aproveitaram o final para testemunhar e falar do Evangelho.  Vinte pessoas assistiram ao filme.

Nos meses de Maio e Junho receberam muitos visitantes de Cuiabá e um casal de amigos dos Estados Unidos.  A filha Tracey e a neta Evie passaram duas semanas com a família de Bill e Kathy.

Durante este tempo Pastor Sérgio falou que queria desistir do ministério em Campo Novo e voltar para Cuiaba.  Bill e Kathy ficaram desapontados, mas decidiram mudar para a casa pastoral até que Deus suprisse outro pastor brasileiro.

Dia 15 de Julho um rapaz de 10 anos recebeu Cristo como Salvador.  Logo outros seguiam e a igreja cresceu.  Famílias vieram através de estudos biblicos em casa e Deus aumentou a familia da igreja.  Começaram Estudos Bíblicos para Senhoras.  Dia 7 de Setembro chegaram 24 pessoas para um churrasco no quintal da igreja.

Os missionários voltaram aos Estados Unidos para celebrar o aniversário da mãe do Pr. Bill, que fez 80 anos.  Ficaram quase dois meses e durante esse tempo, Pr. Sergio e familia voltou para tomar conta da igreja.  Eles entenderam que erraram na decisão e queriam mudar de novo para Campo Novo.  Bill e Kathy alugaram uma casa pequena na rua principal em novembro e Pastor Sérgio com a família mudou novamente na casa pastoral.  O fim do ano passou bem com um tempo alegre celebrando Natal.  No programa de Natal dirigido pelo Pr. Sergio e Iracema, tiveram 27 pessoas presentes.  André de 19 anos recebeu Cristo na véspera do Natal.

A equipe pequena foi muito abençoada pelo nosso gracioso Senhor e Ele deu mais fruto.  No final duma lição bíblica, Andrea de 11 anos aceitou Cristo. No sábado antes do dia de Páscoa foi mostrado “O Filme Jesus Para Crianças” na parede da casa dos missionários e serviram melancia no quintal.

Aumentou a programação da igreja com um café de manhã e oração uma vez por mês, um chá para senhoras, seguido pelos estudos bíblicos semanais.

Durante o ano de 2008, um diretor da missão, Senhor Boxley, fez uma visita para observar a obra.  Ele passou fotos e notícias da obra para um amigo dele que tinha interesse em ajudar a obra financeiramente.  Ele queria ser um sustentador anônimo, e até hoje não conhecemos este homem generoso que deu o dinheiro para construir uma igreja nova.

Com muita gratidão, Pastores Sergio e Bill começaram fazer planos e uma planta da igreja nova que seria construida sobre a igreja pequena, para continuar fazer cultos sem interrupção durante a construção.  Decidiram colocar um prédio premoldado.  Uma firma de construção foi empregada e a obra começou com pilares grandes no final do Junho.

Bill e Kathy viajaram para passar seis meses nos Estados Unidos, deixando a obra nas mãos do Pastor Sergio, Iracema, Lucas, e os pais de Iracema que tinham mudado para Campo Novo com o desejo de ajudar no ministério.

No ano 2009 os missionários passaram mais nove meses ajudando na obra e por causa de algumas dificuldades físicas e o estado de saúde da mãe do Pastor Bill, decidiram aposentar nos Estados Unidos.  Pastor Bill voltou no ano 2010 para ajudar na construção do piso da igreja nova, distribuir os bens da casa, e despedir dos irmãos queridos em Campo Novo, Campo Verde e Cuiabá.

A obra continuava nas mãos do Pastor Sergio e em 2012 nas mãos do nosso colega Pastor Ademar Pimenta e família.  Deus seja louvado por tudo que Ele tem feito.  Aguardamos a volta do Senhor para ver os nossos irmãos Brasileiros na gloriosa presença do nosso Salvador!

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!  Efésios 3:20,21.